Rede PICS Brasil

PICS no SUS

Saiba mais sobre as Práticas Integrativas de Saúde

inseridas oficialmente no SUS

PICS No SUS

Quais são as PICS no SUS?

Os recursos terapêuticos das PICS, com resultados comprovados e aceitação popular, trabalham, como o próprio nome diz, complementarmente às demais práticas em saúde, integrando as pessoas. Ainda, por vezes, resolvemos diversos problemas em saúde sem mais nenhuma outra intervenção, mas sempre sob orientação e acompanhamento profissional.

Com a criação e implantação da Política Nacional de Práticas integrativas e Complementares no SUS, de 2006, possibilitou-se que gestores municipais pudessem direcionar recursos públicos para prestação de serviços de saúde em PICS, além de treinamento, contratação de profissionais, compra de insumos para realização das práticas e outros investimentos. Ano após ano, o número de PICS no SUS cresceu e chegou a 29 autorizadas em 2018, uma grande vitória para toda a saúde brasileira. 

Calcula-se que, dos gastos em saúde pública, menos de 0,008% são destinados às PICS. Um valor muito pequeno e aquém do que acreditamos que seja necessário dentro do SUS, comparado ao que se destina para diversos procedimentos caros e, muitas vezes, ineficazes.

Então, gestores, pensem nas PICS. Somos inclusivas, econômicas, eficazes. E, principalmente, respeitamos cada pessoa que busca saúde.

Conheça um pouco de cada uma das 29 e leve as PICS para a saúde pública do seu município